Galileo Educacional

Tudo o que for relacionado aos estudos vai aqui.

Galileo Educacional

Mensagempor Rodrigo Guedes em 27 Dez 2011, 11:59

Para quem ainda não sabe, a Gama Filho e a UniverCidade são agora administradas pela Galileo Educacional. Isso trará uma série de mudanças na nossa faculdade a partir de 2012. Abri este tópico para tratar de assuntos relativos a essas mudanças.
Rodrigo Guedes
Site Admin

Data de registro: 03 Fev 2011, 12:13

Comunicado Galileo Educacional

Mensagempor Rodrigo Guedes em 27 Dez 2011, 12:02

O texto abaixo foi extraído do :

Certas coisas ficam melhores quando se juntam
O novo conglomerado educacional resultante da unificação da Universidade Gama Filho e da UniverCidade contará com 62 mil alunos e 14 unidades. Isso significa uma área de abrangência que cobre quase todo o território do Rio de Janeiro. Dessa união, resulta o aumento significativo das opções de cursos, horários, locais e também o crescimento do investimento tanto em infraestrutura dos Campi, como em mestres e acadêmicos. Para os alunos, é a certeza de fazer parte de uma instituição mais sólida, completa e uma das mais importantes do País. É a Gama Filho promovendo a revitalização e a modernização do Ensino Superior no Rio e servindo de exemplo para todo o Brasil.

Confira abaixo o Comunicado oficial da Galileo Educacional:

Comunicado - Galileo Educacional

A Universidade Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade – UniverCidade são administradas pela GALILEO EDUCACIONAL, empresa que tem por objetivo implementar uma educação de qualidade e um novo padrão para o Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro; voltada ao incremento da formação de educação superior, para colaborar com o Governo Federal na meta de 20 milhões de matrículas no Ensino Superior.

O passo seguinte será a unificação das duas mantidas, operação cada vez mais comum no segmento educacional e de alta complexidade. Ela desafia a permanência dos princípios, dos valores e da cultura de cada Instituição, mas é nesse momento de mudança que se identifica com clareza as premissas básicas da consolidação de um trabalho que tem por base a seriedade e o compromisso com o ensino de qualidade.

A unificação das duas Instituições de Ensino Superior conduzida de maneira a preservar suas identidades, respeitando suas singularidades e tradições, resultará na implantação de um novo modelo de ensino.

Este novo modelo de ensino tem por objetivo estabelecer projetos pedagógicos e currículos consistentes e inovadores, que se utilizem de novas tecnologias e metodologias, e que atendam ao perfil dos ingressantes.

Desse modo, no primeiro semestre de 2012 será implantado um novo currículo, no qual estarão matriculados todos os estudantes do primeiro período. Os estudantes veteranos terão a oportunidade de cursar as disciplinas do novo currículo que forem equivalentes e, assim, enriquecer a sua experiência acadêmica e se alinhar com as exigências do mercado de trabalho, sem que isto traga qualquer despesa adicional decorrente das equivalências e sem prejuízo ao tempo da sua colação de grau.

Nas ações de implantação do novo modelo de ensino, a GALILEO EDUCACIONAL anunciou investimentos direcionados para os prédios situados no João Havelange (Engenhão), Piedade e Ipanema. E, ainda, iniciou na Barra da Tijuca as obras de instalação do primeiro hospital escola privado do Brasil. Trabalha também com a ampliação de suas instalações na região central da Cidade, com formação de um parque de tecnologia dos mais modernos existentes no Município.

A instituição introduzirá mudanças no portfólio acadêmico com o lançamento de novos cursos em Ipanema. No primeiro semestre, passará a oferecer Gastronomia e Eventos. Para o meado do ano, está prevista ainda uma expansão física que trará uma nova identidade para aquele Campus.

A Galileo Educacional trabalhará em conjunto com as Instituições mantidas, visando ter uma Universidade que se consolide como referência no ensino privado de nosso País.
Rodrigo Guedes
Site Admin

Comunicado Oficial sobre a Mensalidade

Mensagempor Rodrigo Guedes em 27 Dez 2011, 12:05

Segue abaixo um comunicado sobre o aumento na mensalidade que pode ser conferido no site da faculdade (somente logado, logo na tela inicial):

Comunicado Oficial sobre a Mensalidade.

COMUNICADO PARA O ESTUDANTE

A Universidade Gama Filho sempre pautou pelo respeito aos seus estudantes.

A mudança de regime jurídico da mantenedora da UGF, antes uma associação filantrópica, para uma sociedade com fins lucrativos causou um impacto de 25,48% nos custos da instituição. Este fato foi exposto ao MEC, bem como será comunicado a todos os órgãos públicos diretamente envolvidos no processo, com absoluta transparência e correção. Criamos ainda o desconto incondicional atingindo todos os alunos veteranos da UGF para estimular a permanência dos estudantes.

A Universidade Gama Filho se encontra em processo de reestruturação administrativa e acadêmica. A redução dos custos fixos está sendo providenciada, contudo, fica preservada a programação de investimentos em infraestrutura, como tem sido demonstrada com a criação do primeiro Hospital Escola privado do Brasil, o Centro Integrado de Saúde implantado em Piedade, o Centro de Treinamento de Atletas de Alto Rendimento no Campus João Havelange e o Centro de Ciências Exatas e suas Tecnologias no Campus Centro-Carioca, propiciando ao estudante um aprendizado de excelência nas áreas do conhecimento.

Universidade Gama Filho. Escolha com certeza.
Rodrigo Guedes
Site Admin

Re: Galileo Educacional

Mensagempor danielponde em 27 Dez 2011, 12:43

"(...) Desse modo, no primeiro semestre de 2012 será implantado um novo currículo, no qual estarão matriculados todos os estudantes do primeiro período. Os estudantes veteranos terão a oportunidade de cursar as disciplinas do novo currículo que forem equivalentes e, assim, enriquecer a sua experiência acadêmica e se alinhar com as exigências do mercado de trabalho, sem que isto traga qualquer despesa adicional decorrente das equivalências e sem prejuízo ao tempo da sua colação de grau. (...)"

Não sei se é para rir ou para chorar.

A minha dúvida é: O curriculo (no meu caso 147) será alterado, com a implantação do Galileo? Ou seja, serão incluídas novas disciplinas *****rriculo ou as novas matérias serão oferecidas como eletivas?

abs
danielponde

Data de registro: 19 Ago 2011, 16:54

Mensagempor Rodrigo Guedes em 27 Dez 2011, 15:22

danielponde escreveu:"(...) Desse modo, no primeiro semestre de 2012 será implantado um novo currículo, no qual estarão matriculados todos os estudantes do primeiro período. Os estudantes veteranos terão a oportunidade de cursar as disciplinas do novo currículo que forem equivalentes e, assim, enriquecer a sua experiência acadêmica e se alinhar com as exigências do mercado de trabalho, sem que isto traga qualquer despesa adicional decorrente das equivalências e sem prejuízo ao tempo da sua colação de grau. (...)"

Não sei se é para rir ou para chorar.

A minha dúvida é: O curriculo (no meu caso 147) será alterado, com a implantação do Galileo? Ou seja, serão incluídas novas disciplinas *****rriculo ou as novas matérias serão oferecidas como eletivas?

abs

Pois é, Daniel. Eu também fiquei me perguntando isso quando li o texto. Pelo jeito a gente vai acabar tendo que fazer ainda mais matérias... Acho improvável que as matérias novas sejam consideradas eletivas para os veteranos. Vou te contar, hein! O currículo atual mal tem uns 2 anos e já estão mudando de novo! Por exemplo, eu olhei a minha orientação de rematrícula (não está completa, é claro, por enquanto é uma prévia porque ainda é cedo) e já vi que mudou coisa lá. Saiu UGF101 (que talvez eu fizesse agora) e entrou uma tal de UGF103 (alguma coisa a ver com Língua Portuguesa, se não me engano), sendo que esta matéria consta como de 2º período. Acho que ela vai substituir e unificar a UGF100 e a UGF101. Se for isso mesmo eu perdi tempo à toa fazendo UGF100 neste período que acabou. Eles deveriam colocar mais informação no site. Aliás, deveria haver uma divulgação melhor, através dos emails que a faculdade envia. Eu descobri por acaso, quando fui puxar o boleto para pagar a mensalidade de janeiro com o desconto de antecipação. Tomei o maior susto quando vi o valor. Aumentou muito! E olha que eles estão falando que nós, veteranos, temos um desconto. Imagina quanto ficou a mensalidade para quem vai entrar agora. Estou achando que muita gente vai largar o curso. Se pelo menos a qualidade subir tanto quanto o valor da mensalidade valerá a pena. Caso contrário é para se pensar em uma possível transferência para outra faculdade... Vamos ver no que vai dar.
Rodrigo Guedes
Site Admin

Materias do novo currículo

Mensagempor Rodrigo Guedes em 03 Jan 2012, 09:02

O novo currículo agora é composto por:

1º PERÍODO

Algoritmos e Programação
Estudo Dirigido em Computação
Introdução à Computação
Introdução aos Estudos Universitários
Lógica Matemática
Matemática Discreta

2º PERÍODO

Arquitetura de Computadores
Cálculo para Computação
Circ. Lógicos e Combinacionais
Geometria Analítica e Cálculo Vetorial
Leitura e Produção de Texto
Linguagem de Programação

3º PERÍODO

Banco de Dados I
Empreendedorismo
Estrutura de Dados
Física para Computação
Interação Humano-Computador
Programação Orientada a Objetos

4º PERÍODO

Álgebra Linear
Banco de Dados II
Complexidade de Algoritmos
Design Web
Eng. de Software I
Programação I
Teor. Computação e Ling. Formais

5º PERÍODO

Computação Gráfica I
Eng. de Software II
Probabilidade e Estatística
Programação Linear
Programação Web
Sistemas Operacionais
Teoria dos Grafos e Análise Combinatória

6º PERÍODO

Computação Gráfica II
Eng. de Software III
Fundamentos para o TCC
Inteligência Artificial
Projeto de Integração
Realidade Virtual

7º PERÍODO

Compiladores
Mineração de Dados
Otimização de Sistemas
Programação II
Projeto de Pesquisa em Computação
Redes de Computadores
Sistemas Distribuídos

8º PERÍODO

Ciência, Tecnologia e Sociedade
Eletiva
Estágio Supervisionado
Propried. Intelectual Direito e Ética
Segurança em Sistemas de Computação
TCC em Ciencia da Computação

Fonte:

Obs.: Não sei se seremos obrigados a refazer matérias que tenham o conteúdo alterado, nem se teremos que fazer as novas em adição às que já fizemos. Enviei um email para o Neury ontem perguntando algumas coisas sobre as mudanças, mas até o presente momente ele ainda não respondeu.
Rodrigo Guedes
Site Admin

Mensagempor danielponde em 03 Jan 2012, 09:32

Fala meu camarada...

bom, a respeito de termos que fazer mais "algumas" matérias para finalizarmos o curso, foi descartado pelo prof Neury (para o meu caso, curriculo 147, último periodo). Cabe, claro, a quem esteja lendo este post, confirmar, pois não tenho certeza de quem a Gama, Galileo, seja lá quem for, interpretará como sendo veterano ou não. (rs)

Sobre as matérias, é bom confirmar, pois fiquei sabendo de casos que foram colocadas novamente na grade, matérias em que a pessoa já havia cursado. Outra coisa, verificar as horas de atividades complementares....

Sobre o aumento, não sei se continuará o mesmo procedimento, no qual pagávamos o valor integral e com o passar das mensalidades (após a rematricula) o valor ia sendo abatido, de acordo com o numero de creditos que fora matriculado no periodo correspondente.

Lembrando, que para vcs "calouros" (matriculados a partir de 2008.1) são (eram) 154 creditos + 80hs de atividades complementares. Para os veteranos (144 + 80hs).

Pelos que disseram, o nivel vai ser de PUC.... :roll:

p.s: Saiu o calendário 2012.1 ==> segue o link: ( )

abs e até a próxima...
danielponde

Mensagempor Rodrigo Guedes em 03 Jan 2012, 13:36

danielponde escreveu:Fala meu camarada...

bom, a respeito de termos que fazer mais "algumas" matérias para finalizarmos o curso, foi descartado pelo prof Neury (para o meu caso, curriculo 147, último periodo). Cabe, claro, a quem esteja lendo este post, confirmar, pois não tenho certeza de quem a Gama, Galileo, seja lá quem for, interpretará como sendo veterano ou não. (rs)

Sobre as matérias, é bom confirmar, pois fiquei sabendo de casos que foram colocadas novamente na grade, matérias em que a pessoa já havia cursado. Outra coisa, verificar as horas de atividades complementares....

Sobre o aumento, não sei se continuará o mesmo procedimento, no qual pagávamos o valor integral e com o passar das mensalidades (após a rematricula) o valor ia sendo abatido, de acordo com o numero de creditos que fora matriculado no periodo correspondente.

Lembrando, que para vcs "calouros" (matriculados a partir de 2008.1) são (eram) 154 creditos + 80hs de atividades complementares. Para os veteranos (144 + 80hs).

Pelos que disseram, o nivel vai ser de PUC.... :roll:

p.s: Saiu o calendário 2012.1 ==> segue o link: ( )

abs e até a próxima...

Fala, Daniel!

No meu caso eles me colocaram para refazer uma matéria, Teoria da Computação (e eu soube de pelo menos uma pessoa que fez essa matéria comigo e é do mesmo currículo que eu, mas não reapareceu essa matéria - qual é a lógica?). Mandei um email para o Neury ontem perguntando sobre isso e ele até agora não respondeu. Pelo jeito vou ter que ir lá pessoalmente. Mas eu acho que foi algum erro do sistema, até porque essa matéria era e continua sendo do 4º período, mas para mim aparece como uma matéria pendente do 8º período.

Quanto à questão dos veteranos x calouros não há o que se discutir: veterano é quem já era aluno antes da mudança e calouro é quem vai entrar agora (2012-I). Não tem cabimento dizer que eu, no 4º período, sou calouro só porque estou *****rrículo que veio depois do seu. Isso é clássico: calouro é que está no 1º período, seja lá em que faculdade a pessoa estude. Eles não podem manipular isso para nos forçar a refazer matérias.

Quanto às horas de atividades curriculares, no meu caso parece que está certo. Aliás, para quem é do meu currículo são 300h, se me lembro bem. E não tem somatório de créditos nisso, acho que você está confundindo com o Estágio Obrigatório.

Sobre o aumento, acho que o valor deve ser esse mesmo para quem se manter na faixa média (até 20 créditos). E detalhe: repare que o vencimento agora é no dia 1º de cada mês. Nada disso foi avisado.

Nível da PUC? Só se for no preço... rsrs

Já peguei o calendário. Obrigado! Mas é bom deixar o link para quem ainda não pegou.

Abraço!
Rodrigo Guedes
Site Admin

RJ TV 03/01/12- Denúncia contra o aumento abusivo

Mensagempor Rodrigo Guedes em 03 Jan 2012, 13:42

Estudantes da Universidade Gama Filho denunciam aumento abusivo de mensalidades. Segue o link:

Rodrigo Guedes
Site Admin

Mensagempor danielponde em 03 Jan 2012, 13:52

Opa Rodrigo,

é, então isto está acontecendo com mais de uma pessoa. Espera mais um tempo. O Neury é de responder de boa os emails. Com esse "inicio" de periodo, as coisas devem estar bem agitadas. Caso ele não responda, sei lá, no máximo até final da semana, vc manda outro email. Até porque a rematricula está para o dia 20 (dia de louco por sinal - no meio do feriado!! Devem estar achando que o pessoal vai viajar...rs). Enfim...

Uma coisa que não entendi...: a materia que era de 4o para vc, agora é obrigatória do 8o!?

Não é algo a se comemorar mas, parece que está surtindo efeito as reclamações. Segue mensagem de capa do site sobre alteração na "bonificação" dada para pagamento de mensalidade até o último dia útil:

Verdade...só no preço!

Segue a reportagem do JN, sobre os alunos reclamando tbm da mensalidade::

Vamos ver camarada!

abs
danielponde

---------

Próximo

Retornar para Assuntos acadêmicos